Sem churrasco, sem isopor

 

Decreto da Prefeitura estipula multa para quem usar equipamentos na ruaDescrição: <--break- />

15/01/2016

Por Raíssa Lopes

De Belo Horizonte (MG)

 

 
Meme criado por internautas em protesto contra proibição | Reprodução 

A partir de agora, quem usar churrasqueiras, grelhas ou assadeiras em locais públicos de Belo Horizonte poderá pagar multa superior a R$ 1.000.

A atividade foi proibida em decreto protocolado pela Prefeitura de Belo Horizonte na terça-feira (12), juntamente com o já tradicional “isoporzinho”, e apenas comerciantes licenciados poderão utilizar os equipamentos. Além disso, a administração municipal informou que aqueles que desrespeitarem a nova regra também estarão sujeitos a ter os utensílios apreendidos.

Em relação ao isopor, a norma não estabelece tamanho para os recipientes, mas deixa claro que serão aceitos somente aqueles que puderem ser carregados junto ao corpo e contiverem apenas bebidas para uso pessoal. Ficará a cargo da fiscalização, portanto, interpretar se o conteúdo do equipamento infringe ou não a legislação.

Para o ex-candidato a governador do estado pelo PSOL, Fidelis Alcântara, a imposição representa a forma como a política do prefeito Márcio Lacerda (PSB) se desenvolveu ao longo dos anos de mandato. “É evidente a postura de querer privatizar a cidade. E o decreto tem duas direções: garante a exclusividade de mercado e monopólio, forçando que apenas a bebida do particionador do carnaval seja consumida e também ataca diretamente os vendedores ambulantes, que lutam pela regulamentação há muito tempo”, declara.

“Praia de favela”

Em protesto, moradores da cidade criaram o evento “Praia de Favela - Xurrascão e Isoporzaço”, previsto para o próximo sábado (16) na Praça da Estação. A iniciativa já conta com mais de 2.000 pessoas confirmadas e é uma edição da Praia da Estação, que completa seis anos na mesma data. “A Praia, assim como o Carnaval de BH, são ações de enfrentamento. Eu vou comparecer, levar minha churrasqueira portátil e assar a batata do Lacerda, fazer um churrasco vegano”, brinca Fidelis.

Comments

Post new comment

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
9 + 4 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.