Belo Horizonte ganha primeiro pré-vestibular gratuito para pessoas trans

 

Projeto conta ainda com aulas para conclusão de ensino médio, inglês e acompanhamento jurídico e psicológico


26/02/2016

 

Por Raíssa Lopes

De Belo Horizonte

 

Espaço terá ensino médio e aulas de inglês | Foto: Paula Johas e Gustavo Otero

A partir do dia 7 de março, começa a funcionar na capital o TransVest, cursinho pré-ENEM gratuito para pessoas trans. As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 13h às 17h, e serão ministradas por 20 professores voluntários que atuam em algumas das principais instituições de ensino pré-vestibular de BH, como Bernoulli, Chromos e Soma. A sala, localizada no Edifício Maletta, será também um espaço multiuso, onde travestis, transexuais e transgêneros poderão concluir o ensino médio, ter aulas de inglês aos finais de semana e receber acompanhamento jurídico e psicológico.

A iniciativa é do professor de literatura Eduardo Salabert, que decidiu criar o cursinho depois de se deparar com estatísticas alarmantes em relação à população trans.  “É impressionante pensar que o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, com 600 mortes em seis anos. E 95% da população travesti brasileira está na prostituição. Dados tristes como esses foram combustíveis para a consolidação do TransVest”, conta.

Todo o material utilizado para manutenção das aulas foi doado – apostilas, mesas, carteirinhas, e até ar condicionado. Segundo Eduardo, o projeto não possui parcerias com órgãos públicos e o aluguel do espaço é pago pelos professores.

Expectativa é expandir

Segundo Eduardo, a ideia é também incluir mais atividades ligadas ao universo LGBT, como oficinas de formação para drag queens e literatura queer. “Queremos um lugar para empoderamento trans, onde a população tenha acesso não apenas à educação, mas possa trocar experiências. O projeto visa que identidades que são socialmente invisíveis e estigmatizadas ganhem força, que tenham orgulho de si”, declara o professor.

As inscrições para o pré-vestibular serão realizadas até o dia 15 de março. As matrículas, e para quem deseja fazer doações, podem ser feitas pela página “TransVest” (www.facebook.com/transvest), pelo telefone (31) 999 222 666, e e-mail transvest@outlook.com.

Comments

Post new comment

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

More information about formatting options

CAPTCHA
Esse desafio é para nos certificar que você é um visitante humano e serve para evitar que envios sejam realizados por scripts automatizados de SPAM.
10 + 10 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.